terça-feira, 15 de julho de 2014

O direito da mulher casada: o que a Bíblia diz.

(texto em revisão)


A esposa merece ser bem tratada pelo marido e este é um direito constante na Palavra de Deus!

Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” Provérbios 31:30
“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derruba” Provérbios 31:30.

“A mulher sábia edifica a sua casa, as a insensata, com as próprias mãos, a derruba” Provérbios 14:01

Ora, o princípio da sabedoria é o temos a Deus (Provérbios 9:10)

Se é sábio temer a Deus, e Deus nos dá ensinamentos sobre como cuidarmos de nossa saúde, ensinamentos para a renovação da nossa fé, para o cumprimento de Suas Santas promessas, Se Ele nos dá premissas para alegria e felicidade, então devemos ouvir o que Deus tem a nos dizer à respeito da primeira grande aliança que Ele criou depois de ter criado sua aliança com o Homem, a união de dois corpos, duas mentes, dois seres humanos se tornando uma só carne. Vejamos:

E Adão nem mãe e nem pai possuía, pois havia sido criado por Deus, e Deus já estava estabelecendo que o homem deveria deixar o pai e deixar a mãe para se unir á mulher e com a sua mulher o homem deveria ser e seria uma só carne, um só corpo. Dizendo assim, Deus deixa claro que, para Ele, a união entre homem e mulher é indivisível, inseparável. Glórias a Deus por isso!

Claro que existem os rebeldes, que pensam ludibriar  a vontade de Deus sobre o assunto, ou pessoas que tentam desmanchar casamentos achando que nada lhes acontecerá. O Direito do homem, é expresso e estampado por todas as sociedades que existem e já existiram. Chegou a hora de aprendermos sobre ALGUNS dos direitos que DEUS deu à ESPOSA, peca quem desconhece ou não reconhece estes direitos. Deus é fiel e zeloso cumpridor de Sua Palavra:

“ O marido pague á sua mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o próprio corpo, mas tem-no a MULHER.” I Coríntios 7:3 e 4.

Portanto, quem toca no corpo do meu marido, está tocando em um corpo que é meu. Quem olha para os olhos do meu marido, está olhando para olhos que são meus. E, pior: quem zomba de mim, zomba do meu marido. Quem zomba do meu marido, zomba de mim. Quem desrespeita o meu marido, me desrespeita. Quem me desrespeita, desrespeita o meu marido. Quem não tem consideração por mim, não considera e nem estima o meu marido e vice-versa. Quem aconselha o meu marido contra mim, ou quem me aconselha contra o meu marido,  está indo contra a vontade de Deus e peca. Pois a vontade de Deus é que o casal viva em paz, união e felicidade nos Seus caminhos.

O pagamento da devida benevolência não se limita à vida íntima do casal, mas também no cumprimento das ordenanças que Deus fez para que haja um bom relacionamento entre o marido e a sua mulher. Um exemplo muito corriqueiro, são as interferências externas ao casamento, pessoas que buscam minar e destruir lares por intermédio de falsos testemunhos, difamações, injurias, calúnias, mentiras, intrigas, seduções. Quantas mulheres olham diariamente para o marido de outras mulheres e homens olhando para mulheres que não são as suas? Adúlteros, prostitutos, lascivos, concupcientes? Deus os julgará.

O homem estava só no jardim do Éden e Deus o viu só e não achou alegria nisto, então, Deus fez à Adão uma ajudadora IDÔNEA, uma COMPANHEIRA, para que JUNTOS, reinassem sobre toda a Terra e todos os seres viventes. Qual é o homem que chega no escritório e espanca ou humilha os seus companheiros idôneos de carreira, com os quais trabalham juntos Todos os dias? Não seria considerado louco? Insensato? Medíocre? Maléfico? Não seria expulso do meio deles? Não perderia o emprego? Alguns homens pensam poder agredir suas mulheres pois Deus os colocou por cabeça, mas se esquecem que devem ser cabeças do lar como Cristo o é da igreja. E em nenhuma passagem da Bíblia será possível encontrar Jesus batendo ou humilhando uma mulher, ao contrário, Jesus foi o PRIMEIRO homem a dar valor à mulher em diversas passagens Bíblicas. Assim, o homem que agride sua esposa, está desrespeitando a imagem Santa e Perfeita de Cristo, o qual deveria seguir os exemplos. O homem é o salvador do corpo, assim como Cristo é o salvador da igreja. É do homem a responsabilidade de dar limites aos ofensores, aos agressores, aos ladrões, aos usurpadores, aos caluniadores. (Efésios 5:23 a 29).

Para colher os bons frutos das promessas de Deus, o homem deve dedicar tempo de qualidade à esposa e à construção de seu lar. Por exemplo, Se o homem viaja muito a trabalho, o tempo que ele tem de folga em casa deve ser gasto primeiramente com sua esposa e filhos, o que inclui servir à Deus. Se sobrar tempo, o tempo poderá ser gasto com outras atividades e pessoas, afinal de contas, o homem casado deve dedicar-se à esposa e filhos e a mulher casada ao marido e filhos; os solteiros e viúvos devem se dedicar ao Senhor, mas Deus não impede o casamento em nenhum momento. Assim, os que são ‘sedentos’ de companhia humana e não conseguem se dedicar apenas ao serviço da casa do Senhor, devem se casar.  Afinal de contas, quem tem uma família para cuidar, e cuida bem da família que tem, não tem tempo para cuidar da vida de outras pessoas, tampouco influenciar de maneira negativa.

Genesis 2:23 e 24 nos esclarece o sentimento que Adão teve por sua esposa e a alegria que o invadiu, uma vez que ele estava em plena conformidade com a vontade de Deus em sua união com Eva. E então, Deus deu uma ordenança em Genesis 2, Efésios 5:31 e Marcos 10:7, 8 e 9.

Deus dá esclarecimento do salário e porção de descanso que dá felicidade ao homem depois de realizado seu trabalho em Eclesiastes 9:9, em Malaquias 2:15 e 16. Mas também esclarece que o salário do pecado é a morte. Isso significa que, se Deus ordena que o homem trate a mulher com o respeito e dedicação que Cristo o fez e faz com a igreja e o homem não o faz, ele comete pecado?

A infidelidade para com a mulher descrita em Malaquias fala de lealdade, então, fidelidade também é contar à mulher todos os assuntos que participou, se uma mulher tentou lhe seduzir, se alguém tentou lhe dissuadir de fazer o bem à sua esposa, se alguém vem lhe incutindo ideias ao longo de um período procurando levá-lo a divorciar-se de sua amada esposa que Deus lhe Deus. 

A casa e os bens são herança dos pais; porém do Senhor vem a esposa prudente. Provérbios 19:14 e a prudência não começa em temer ao Senhor Deus Todo Poderoso e buscar fazer a sua vontade, ouvindo em todo o tempo o Espírito Santo de Deus? Obedecendo a este Deus sobre todas as coisas? Inclusive sobre o marido? Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor. Provérbios 18:22.

As mulheres têm direito de serem tratadas como vasos frágeis e de terem ajuda nas tarefas comuns do lar como diz I Pedro 3:7. A penalidade para o homem que não cumpre este mandamento, também está neste versículo: suas orações interrompidas.

Deus ordena tratar as mulheres com paciência ( Colossenses 3:19)

Cuidando para que as bendigam, ou seja, elogiem as suas mulheres, sendo atraído por ela, e para isso, ela deve estar bem cuidada, bonita, cheirosa, atraente (Provérbios 5: 17 a 19)

Para aqueles que ousam ofender ou tentar abalar tal união sacramentada por Deus, o que podemos dizer?

Pelos frutos os conhecereis. Será que de uma mesma fonte pode jorrar água boa e má? A mesma boca pode anunciar perdão e acusação? Pode uma mesma pessoa ser fiel a algumas e falsa pra outras? Pode uma mesma pessoa proclamar a mentira e a verdade? Acredito que não. Se alguém tem a coragem de matar ou tentar matar o casamento de alguém (pois já sabemos que o divórcio traz dor para o homem e para a mulher, independente de não quererem viver mais juntos), esta pessoa também é capaz de matar um animal, de matar uma pessoa, afinal, a desesperança é uma forma de tortura: a psicológica. E a desesperança leva à depressão, e a depressão ao abandono da vida, ou seja, a depressão pode levar alguém à morte.

Que bom é saber que Deus não inclina nem mesmo os ouvidos para ouvir o coração soberbo. Pois é padrão comportamental dos soberbos buscar a ruína dos outros. No que diz respeito ao direito da mulher, da esposa, basta dizer que tudo o que os maridos fazem e que vai contra o comportamento de Cristo, é errado. Assim, se alguém tem algum dúvida de como deve tratar sua esposa, aprenda com a vida de Cristo, o salvador da igreja, e entenda o significado de dar sua vida por ela como ordena a Santa Palavra de Deus.

João 10:10a “ O ladrão vem senão a roubar, matar e destruir”. João 8:44 “Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”    Genesis 20:15 a 17 “ Não furtarás; não dirás falso testemunho contra o teu próximo; Não cobiçarás...coisa alguma do teu próximo. (não furtarás inclui não furtar o direito de outra pessoa de ter paz. Como o assunto é o casamento. Não furtarás o direito de um casal de viver em paz, em união, em comunhão, em cumplicidade, em riqueza de tempo para se dedicarem um ao outro; o falso testemunho pode ser uma invenção, mas também pode ser a semeadura para a construção de uma cilada, de uma armadilha, levantando fé no coração de pessoas que nem mesmo conhecem esse alguém para que estas pessoas o desprezem ou pré-conceituem seus julgamentos a respeito de alguém; Não cobiçar é saber para onde não olhar e saber no que não reparar na vida de outra pessoa. Se cada um olhar apenas para o que tem e para cuidar o que conseguiu conquistar, não há cobiça.)

Muitos homens decretam regras injustas para suas mulheres. Mas, a Bíblia é clara: “Ai daqueles que decretam leis injustas, dos que escrevem Leis de opressão, para negarem justiça ao pobre, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo (Isaias 10:1 e 2)  “Não roubes ao pobre porque é pobre, nem oprimas em juízo o aflito porque o Senhor defenderá a causa deles e tirará a vida aos que os despojam (Provérbios 22:22 e 23)

Que o Deus Topo Poderoso defenda todas as esposas que estão ao redor do mundo, cuidando-as, protegendo-as, defendendo-as em seus direitos para que sejam felizes, vivam em harmonia, e que o tempo que dedicavam em defenderem-se dos próprios familiares possa passar a ser dedicado ao trabalho para o Reino de Deus . Amém.

Peca o homem que, sabendo que deve ser imitador de Deus e seguir os passos da cabeça da Igreja, que é Cristo, sabendo que deve amar sua mulher como Cristo amou e ama a igreja, usa de violência física, psíquica ou emocional para dominá-la. Deus não ordenou que as mulheres fossem dominadas, mas, que elas, junto ao homem, dominassem a criação de Deus. I Pedro 3:7 diz que o homem deve tratar a mulher ...como vaso de honra. Por acaso alguém malha o seu vaso frágil de porcelana ou de cristal na parede? Não! O vaso de honra é aquele que é adornado, colocado na casa em lugar de destaque e honra, para que todos o contemplem em sua imaculada beleza e sua intacta e total integridade, que é o que guarda e aumenta o seu valor.
o homem que agride sua esposa, está sujando o nome de Cristo na lama. E responderá por isso, certamente não passará em branco, não deixará de ser julgado por Deus.


 

 

 


Ora, o princípio da sabedoria é o temor a Deus (O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.Provérbios 9:10)
Se é sábio temer a Deus, e Deus nos dá ensinamentos para nossa saúde e para renovação da nossa fé, para o cumprimento de Suas santas promessas, Se Ele nos dá premissas para alegria e felicidade, então devemos ouvir o que Deus tem a nos dizer. Vejamos:
“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher näo tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido näo tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher”. ( I Coríntios 7:3 e 4). Portanto, quem toca no corpo do meu marido, está tocando em um corpo que é meu. Quem olha para os seus olhos, estão olhando para olhos que são meus. Se alguém tenta ser cúmplice com meu marido e me deixar de fora de algum assunto, está fazendo isso com algo que é meu, furtando o MEU DIREITO adquirido e criado por DEUS.. Ah!! E como é meu este direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário